terça-feira, 20 de outubro de 2009

Antes que o amor se vá




                    Aimê é uma menina de 18 anos, bonita à sua forma. Um pouco introvertida e reprimida pela falta de seu pai que nunca soube ao certo porque foi embora. Cultiva uma inteligência e sensibilidade que a fazem manter em seu pequeno quarto todas as coisas que fizeram parte de seus melhores momentos, criando um mundo onde fantasia seus desejos mais puros e os mais secretos. E é no meio do quarto que se encontra o mais importante de todos esses objetos, uma casa de bonecas, onde pretende construir o seu maior sonho, viver um amor platônico com um homem que acabara de se mudar para a casa ao lado e jamais trocou uma palavra, sua única relação era pela janela de seu quarto que dava de frente para do mesmo, Aimê reproduz o quarto e todos os movimentos desse homem na casa de bonecas criando um jogo de verdades e ilusões.
                    E não se sabia se era ela quem construía o mundo em que ele vivia ou se era ele quem vivia no mundo em que ela construiu.


Ficha técnica (Ainda não está completa):
Direção: Danilo dos Santos.
Assistente: Bruno Mello Castanho

Produção: Luciana Coelho

Fotografia: Heber Souza
                 Rogério Che

Direção de arte: Mayara Pattoli
Assistente de arte: Erick Martorelli
Adereços: Mayara Pattoli
Maquiagem: Cláudia Capelini
Figurino: Paula Yuki

Fotos: Alécio Cézar
           Ricardo Gusmão
              
                                                    
Esse filme ainda não entrou no circuito de festivais e também foi mais um projeto maravilhoso que não teve incentivo governamental. Tivemos sorte em encontrar alguns parceiros e ainda assim ficamos atados quanto as limitações financeiras. Acredito que já seja parte da cultura a falta de incentivo e o incentivo miserável porém, não pode ser a realidade, todos devem ter acesso a arte.
Muitos podem achar que reclamamos de barriga cheia porém pensando proporcionalmente, a arte e a cultura são fundamentais e a elas é destinada uma parcela mínima de recursos, extendendo a desigualdade em outros âmbitos além dos sociais, pois alguns tem muito, outros pouco e a maioria não tem. Esse assunto me deixa muito triste porém não é o foco desse blog, indignações à parte, vou começar falar da arte desse projeto.





Direção de arte - Antes que o amor se vá.

Por se tratar de um filme cujo foco é a fantasia, a direção de arte se propos a criar ambientes mesclando elementos suaves à vida real. A arte como peça fundamental do filme teve além de outras a função de retratar as características das personagens em detalhes pequenos, todos os ambientes foram compostos por particularidades; e como segundo plano a arte teve a função de atribuir vida a um cenário imaginário. (Logo mais colocarei fotos do outro ambiente e das externas)
Foi necessária uma busca entre o lúdico e o concreto, tanto em cores como em objetos.
Como paleta de cores a direção de arte deu prioridade às cores violeta (lilás) e amarelo, ambas intermediárias entre as cores quentes e frias e tons caminhando do violeta ao vermelho. Além disso, outros tons também foram usados para quebrar a força das cores complementares utilizadas. Teve como finalidade criar ambientes sensíveis e instigantes.

Nenhum comentário: